O que está buscando?

Largue o sedentarismo agora e proteja-se de 9 doenças

Diante de uma rotina atribulada, as pessoas têm tido cada vez menos tempo para se dedicar?à prática de esportes e atividades físicas. Com isso, os riscos para a saúde aumentam consideravelmente – e é preciso estar atento às?doenças do sedentarismo.

18/01/202109:47- atualizado às 09:48 em 18/01/2021

O QUE É O SEDENTARISMO? 

O sedentarismo é a ausência da prática de exercícios físicos na rotina de uma pessoa. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2019,?mais de 47% da população adulta brasileira, é sedentária. Entre os jovens o número é maior: 84%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) se considera sedentária. 

Esses dados são alarmantes, pois a falta de atividades físicas pode provocar uma série de doenças – algumas são, inclusive, bem graves. Além de evitar doenças, a prática regular de exercícios melhora a saúde e o bem-estar do indivíduo. 

Muitas ações simples, como uma caminhada de 30 minutos três vezes por semana, já garantem bons resultados. Quanto mais você mantém seu corpo ativo, melhor se sentirá. Trata-se de um dos melhores investimentos que podem ser feitos por sua saúde. 

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DOENÇAS DO?SEDENTARISMO? 

Agora, vamos conhecer melhor 9 doenças que estão diretamente relacionadas ao sedentarismo. Acompanhe:

ANSIEDADETensão constante, preocupação, medo e até falta de controle sobre as próprias ações são alguns dos sintomas dos transtornos de ansiedade. Todas essas condições são intensificadas pelo sedentarismo, pois há inibição da produção de endorfinas, neurotransmissores que proporcionam uma sensação relaxante e de bem-estarAssim, quem pratica exercícios consegue lidar melhor com a ansiedade e até tem uma noite de sono mais tranquila e ganhando produtividade durante o dia. 

DIABETESaumento da gordura localizada, principalmente na região abdominal, é um dos principais fatores que levam ao quadro de resistência à insulina. O hormônio sintetizado no pâncreas não consegue mais agir no organismo, fazendo com que o nível de açúcar no sangue fique muito elevado. A melhor forma de se prevenir contra o?diabetes é aliando uma boa alimentação à prática regular de exercícios físicos. 

CÂNCERAlguns tipos de câncer, como o de mama e o de próstata, estão diretamente associados à obesidade, uma das principais doenças decorrentes do sedentarismo. Isso porque o excesso de peso aumenta a produção de radicais livres pelo corpo, fazendo com que o organismo não dê conta de combatê-los. Isso origina pequenas inflamações que podem se tornar um câncer. Além disso, pessoas que praticam exercícios também costumam ter hábitos de vida mais saudáveis, como se alimentar de maneira equilibrada e fazer exames médicos rotineiramente. 

PRESSÃO ALTA: Indivíduos sedentários obrigam o coração a trabalhar mais: o músculo cardíaco precisa fazer mais pressão para que o sangue consiga correr por todo o corpo, aumentando a?pressão arterialPor isso, quem realiza atividades físicas não só reduz a pressão como ainda previne contra o aparecimento da doença, pois aumenta a capacidade e a resistência cardiovascular. 

OBESIDADESe o organismo consegue aproveitar tudo o que você come, seu peso permanece estável. Mas se, por outro lado, há excesso no consumo ou falta de estímulos para a queima de energia, o resultado será o ganho de peso. "Cultivar uma alimentação saudável e praticar exercícios, que aceleram o?metabolismo, é a receita Ideal contra a obesidade. 

OSTEOPOROSE"Os exercícios ajudam na formação de massa óssea e, por isso, previnem o desenvolvimento da?osteoporose". atividade física também ajuda a fixar o cálcio nos ossos, o que é fundamental para evitar a doença, uma vez que ela é causada pela progressiva descalcificação. 

DOENÇAS CARDIOVASCULARES"Durante a prática de exercícios, o coração aumenta a produtividade, tornando-se capaz de suprir demandas maiores de oxigênio e nutrientes pelas células". O sedentário, por sua vez, não estimula o coração, ficando sujeito ao aparecimento de?doenças cardiovasculares?ocasionadas pelo endurecimento das artérias e pela formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. 

TROMBOSE O sedentarismo favorece a formação de trombos (coágulos sanguíneos) nas pernas. A prática de exercícios estimula a circulação e previne o problema de forma natural. "Se você passa muito tempo sentado, organize a rotina para se levantar e fazer breves caminhadas algumas vezes ao dia. Essa é uma maneira simples de estimular a circulação e evitar a trombose"A tática torna-se ainda mais eficiente combinada à prática de exercícios físicos regulares. 

DEPRESSÃO: "O sedentário não tem disposição para executar as tarefas do trabalho, realizar programas de lazer e ainda se entrega mais facilmente a vícios, como o alcoolismo"Se você já tem predisposição à?depressão, a ausência de atividades físicas acentua ainda mais esta tendência. Por outro lado, aderir a um treino regular pode funcionar como coadjuvante no tratamento da doença. 

Como vimos, a falta de atividade física regular pode ser muito prejudicial à nossa saúde. Se você quer se prevenir dessas e de outras doenças causadas pelo sedentarismo, precisa começar a se exercitar desde já. 

Leia também