Por: SESI A.E Carvalho
03/08/202009:40- atualizado às 10:03 em 03/08/2020
Quanto maior o tempo de treino melhor o resultado?
Com menor volume de treino e maior intensidade o resultado virá com tempo esperado. Para alunos iniciantes o ideal e começar a rotina de treinos de duas a três vezes por semana. Já para alunos intermediários a avançados, é possível planejar de quatro a seis vezes por semana.
Estudos mais recentes recomendam, durante a semana, realizar 150 minutos de atividades moderadas e 75 minutos de atividades vigorosas para obter melhores resultados na qualidade de vida do indivíduo.
Devo iniciar atividade física com alta intensidade?
Ao iniciar uma atividade física o corpo sofrerá alterações, e um treino de maior intensidade provoca lesões de ordem muscular que talvez o seu corpo não esteja preparado para receber podendo lesionar ligamentos, tendões e articulações. Portanto, do ponto de vista biológico, faz mais sentido que o treino comece de forma mais leve e se intensifique com decorrer do tempo.
Malhar em jejum emagrece?
Fazer atividade física sem se alimentar não ajuda no processo de emagrecimento e ainda pode ser prejudicial à saúde. Por conta da queda do nível de glicogênio, responsável por fornecer energia para corpo fazendo com que aumente a perda de massa muscular, em treinos exaustivos pode gerar queda de pressão, mal estar, tontura e até desmaios.
A atividade física aumenta imunidade?
A atividade física é essencial para saúde física e mental do indivíduo. Os mecanismos de melhora de defesa estão associados a um efeito da atividade física regular que promove adaptações no sistema respiratório, cardiovascular, endócrino, digestivo e músculo esquelético. Essas adaptações melhoram as capacidades funcionais do organismo diminuindo os níveis de estresse. E com todas essas alterações melhoram a resposta autoimune. Essa pode ser uma ótima maneira de aumentar a imunidade em tempos de coronavírus.
Treino de alta intensidade traz mais resultado?
O treino HIIT, por exemplo, consistem em intercalar esforços na máxima intensidade com intervalos reduzidos de recuperação em aulas de 10, 15 a 30 minutos. É considerado um dos mais eficazes para quem quer eliminar peso. Isso porque esse tipo de exercício demanda maior gasto calórico por minuto. Porém não deve ser praticado sem a orientação de um profissional de educação física.