Por: Willian Yamamoto - Comunicação Regional
01/07/202516:55- atualizado às 10:15 em 25/07/2025
O Centro de Atividades do SESI AE Carvalho receberá os espetáculos teatrais “O Andante” nos dias 11 e 12 de julho, e “Contos, Causos, Cartas e Canções”, no dia 18 de julho, além do show “Grande Sertão: Gonzaga”, no dia 19 de julho. As entradas são gratuitas, mediante reserva de ingressos pelo site sesisp.org.br/eventos.
Nos dias 11 e 12 de julho, sexta, às 20h, e sábado, às 19h, tem a apresentação do espetáculo “O Andante”. A peça é uma obra poética que narra a trajetória de um viajante solitário, colecionador de livros, transformador de poesias e mensageiro das palavras. Perdido em seu próprio universo, entre o concreto e o imaginário. Um homem profundamente conectado aos seus pensamentos e emoções, que expressa verdades de forma quase filosófica. Com sua inquietude, “O Andante” desafia aqueles que o escutam, incentivando o questionamento das verdades impostas pela sociedade. A linguagem poética da obra também reforça a importância da leitura e da arte.
Na sexta, dia 18 de julho, às 14h, tem a apresentação de “Contos, Causos, Cartas e Canções”, um espetáculo musical teatral, divertido, interativo e antropofágico, pensado para todas as idades. Por meio dessa apresentação, a Trupe BorboLetras apresenta às crianças, com leveza, muita música e participação ativa, as ideias do modernismo e sua busca pelo reconhecimento da cultura popular brasileira como algo autêntico, impactante e encantador. O show é um momento de troca cultural e afetiva, que também estimula a alfabetização e o letramento por meio da brincadeira. Inspirado livremente no centenário da Semana de Arte Moderna e trazendo composições autorais, além de canções como “Rio em vez de chorar”, com letra de Mário de Andrade, o espetáculo revela à plateia, de maneira descontraída, trechos das cartas trocadas entre Mário de Andrade e Carlos Drummond. Isso destaca os pensamentos daquela época, que ainda reverberam hoje e nos motivam a reconhecer a força e o potencial que temos como brasileiros. Em “Contos, Causos, Cartas e Canções”, o público é convidado a participar ativamente: dançando, cantando, escrevendo cartas e, acima de tudo, interagindo. É uma experiência envolvente que celebra o amor — amor pelo Brasil, pelo seu povo e pela nossa gente.
No dia 19 de julho, sábado, às 19h, o projeto “Grande Sertão: Gonzaga” chega ao palco para promover um encontro inédito entre a música de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e o universo literário de "Grande Sertão: Veredas", obra-prima de João Guimarães Rosa. Nesta fusão de sons e palavras, a cantora Carol Andrade e o violonista Alex Maia conduzem o público por uma emocionante travessia interior — o "grande sertão" de cada um.
Misturando canções icônicas de Gonzaga com trechos marcantes da fala de Riobaldo, personagem central do romance, o espetáculo cria um diálogo sensível entre música popular e literatura, tradição e contemporaneidade, corpo e espírito. No repertório, dez músicas do universo gonzagueano são costuradas por passagens do livro, construindo um sertão simbólico, vivo e atual.