Por: Willian Yamamoto - Comunicação Regional
27/06/202516:28- atualizado às 16:09 em 03/08/2025

Na manhã do dia 24 de junho, o SESI AE Carvalho foi palco da Mostra de Ciência e Tecnologia 2025, um evento que reuniu nove equipes de oito escolas da rede SESI-SP. O encontro promoveu a apresentação de projetos inovadores nas áreas de tecnologia e robótica, conectando teoria e prática por meio do componente curricular Steam+.
A proposta da mostra foi clara: criar soluções úteis para o ambiente escolar, aliando criatividade, programação e trabalho em equipe. Além da exposição dos projetos, as equipes participaram de um desafio técnico, no qual programaram robôs para cumprir tarefas em uma mesa de missões no tempo máximo de 2 minutos e 30 segundos. O desempenho nos dois desafios — projeto e robótica — determinou as equipes vencedoras do dia.
Mais do que premiar ideias, o objetivo da mostra foi estimular o desenvolvimento integral dos alunos, abrangendo tanto habilidades técnicas quanto emocionais e sociais. “A ideia é que o aluno se desenvolva em várias áreas, desde a parte prática da tecnologia até a superação da timidez e a melhora na comunicação”, destacou a organização do evento.
Para Anna Yasmin Schimidtt, técnica de laboratório didático do SESI AE Carvalho e uma das responsáveis pela organização da Mostra, o evento superou todas as expectativas. “Um dia antes da Mostra tinha grupo que o robô nem funcionava, e após se unirem e trabalharem em conjunto, conseguiram fazer funcionar. Isso mostrou a força de vontade e superação dos alunos. Para mim, a palavra-chave que descreve os estudantes é ‘superação’, e isso é muito gratificante”, afirmou.
Anna também comentou sobre o impacto positivo do evento na comunidade escolar: “Logo após o final, um aluno do 5º ano veio na minha direção perguntando como fazia para entrar na equipe de robótica, pois havia adorado e tinha sido impactado por tudo mostrado no dia”.
Ex-aluna do próprio SESI, Anna contou que sua paixão pela robótica começou aos 12 anos, participando de feiras e competições. “Sempre disse que um dia voltaria para o SESI para passar esse conhecimento e esse sentimento para frente — e hoje tive a certeza de que consegui esse objetivo. Aquilo que descobri aos 12 anos hoje está sendo compartilhado com as novas gerações”, concluiu emocionada.
A Mostra de Ciência e Tecnologia 2025 reforçou o papel da escola como espaço de aprendizagem prática, protagonismo juvenil e transformação. Mais do que um evento, foi uma experiência de crescimento — para os alunos, para os educadores e para toda a comunidade escolar.