O que está buscando?

Cursos de iniciação musical do Sesi-SP

07/02/202316:58- atualizado às 17:33 em 25/09/2023

 

Núcleos de Música do Sesi-SP

Os Núcleos de Música do Sesi-SP oferecem cursos de iniciação musical em instrumentos de Cordas Dedilhadas (violão e ukulele) nos níveis básico, intermediário e avançado, em Canto e, em Cordas Friccionadas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico), divididos em módulos chamados de Iniciação Instrumental I, II, III e IV e Prática de Conjunto. 

São cursos livres, de caráter não profissionalizante, oferecidos ao público com idade a partir de cinco anos, para os cursos de cordas dedilhadas, a partir de seis ao Canto e, aos sete anos aos cursos de cordas friccionadas. O objetivo é promover o acesso à música, de forma interativa e lúdica, tendo em vista o desenvolvimento pessoal, a sensibilidade estética e artística do aluno. A iniciativa do SESI-SP contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno e na formação de um cidadão mais ativo em seu contexto social.

 

 

CORDAS FRICCIONADAS (semestrais)

Criado desde 2013, os Núcleos de Música do SESI-SP vêm desenvolvendo com excelência o acesso à música oferecendo cursos gratuitos de Iniciação Instrumental e Prática de Conjunto para o ensino de instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico).

 

 

 

O módulo de Iniciação Instrumental em violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico, oferece o primeiro contato com os instrumentos para alunos divididos em três faixas etária: de 7 a 12 anos; de 13 a 17 anos, e de 18 a 90 anos. O curso é dividido em quatro níveis e adota uma metodologia desenvolvida pelo próprio Sesi-SP.

Já a Prática de Conjunto é um grupo de referência no qual os alunos podem interagir com um repertório mais avançado e realizar apresentações. Este curso, especificamente, exige do aluno conhecimento prévio sobre música. Os interessados passarão por processo seletivo no qual terão que comprovar domínio com um dos quatro instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). As turmas serão distribuídas de acordo com o nível de conhecimento e idade.

Atualmente o curso é realizado em treze unidades do SESI no Estado de São Paulo (Ae Carvalho, Araras, Bauru, Diadema /São Caetano do Sul, Indaiatuba, Jacareí, Jundiaí, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro e São Carlos), além de parcerias com transferência de tecnologia do Método SESI-SP de Ensino de Música – Cordas Friccionadas na região de Guararema. São cursos livres, de caráter não profissionalizante, oferecidos ao público com idade a partir de sete anos de idade até a mais avançada idade. 

O projeto contempla Metodologia própria do SESI-SP, contendo 3 livros, 2 volumes destinados aos alunos e 1 volume ao instrutor. Oferecemos um pacote de ferramentas pedagógicas, gerenciais e de capacitação.

 

Academia Orquestral de Inverno (04 a 09 de julho)

Desde 2017 a Academia Orquestral oferece aos alunos de violino, viola d'arco, violoncelo e contrabaixo dos Núcleos de Música do SESI-SP uma rica experiência musical que proporciona o aprimoramento técnico e cultural de seus participantes. Ao longo de uma semana os alunos participam de master classes, ensaios de naipe e de orquestra. As atividades são conduzidas pelo corpo técnico do SESI-SP e por profissionais convidados. Em 2023, em sua V edição, contamos com a presença, entre outros, dos violinistas Alfeu Carneiro (Portugal) e Gustavo Delgado (Argentina - Portugal) e do violoncelista Ricardo Fukuda.

 

CAMERATA SESI-SP

Ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de alunos bolsistas dos Núcleos de Música, selecionados entre as turmas de iniciação instrumental nas regiões de Bauru, Diadema, Indaiatuba, Jundiaí e São Carlos, totalizando 58 alunos com bolsa-auxílio, o que contribui para a formação de talentos e abre múltiplas oportunidades profissionais.

 

 

CORDAS DEDILHADAS (violão e ukulele)

Desenvolve curso livre e não profissionalizante de iniciação musical e prática instrumental, para público a partir de 5 (cinco) anos de idade, em períodos mensais e semestrais divididos em módulos fixos e móveis, conforme a faixa etária e nível técnico dos alunos, nos instrumentos violão e ukulele, nos Centros de Atividades do SESI de Bauru e de Jundiaí (Atibaia), com base na sensibilização estética e artística do ser.

O módulo de Iniciação Instrumental em violão e ukulele, oferece o primeiro contato com os instrumentos, dividido em três níveis: Básico, Intermediário e Avançado.

CANTO 

O curso de Iniciação ao Canto, oferecido nos Centros Educacionais da rede SESI-SP de Ensino, proporciona, através de aulas coletivas, o contato com os principais fundamentos das técnicas vocais por meio da vivência musical, possibilitando ao aluno, o desenvolvimento pessoal, a sensibilidade estética e artística, a construção de competências socioemocionais relacionadas a valores, atitudes e habilidades por meio da música.

As aulas são oferecidas para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, oferecendo cursos livres não profissionalizantes de iniciação musical ao canto, para público a partir de 6 (seis) anos de idade, em períodos semestrais divididos em módulos, conforme a faixa etária e nível de escolaridade dos alunos, com base na sensibilização estética e artística do ser.

Os cursos são ofertados em Centros Educacionais da Rede SESI no Estado de São Paulo, para alunos da rede, eles são:  AE Carvalho: CE 074 – Vila Císper, CE 069 – Vila Espanhola, CE 388 – Lauzane Paulista, CE 032 – Belenzinho, CE 379 – Vila Carrão; Santo André: CE 222 – São Caetano do Sul, CE 265 – Santo André, CE 094 – Santo André, CE 221 – Santo André; Mauá: CE 406 – Mauá, CE 397 – Mauá, CE 080 – Ribeirão Pires; Osasco: CE 438 – Cajamar, CE 440 – Jandira e CE 077 – Carapicuíba.

 Para informações sobre inscrições para o processo seletivo, divulgação dos resultados, vagas remanescentes e matrículas dos aprovados escolha a unidade desejada:

Capital e Grande São Paulo
Diadema 

Interior
AE Carvalho | Araras | Bauru | Indaiatuba | Jacareí | Jundiaí | Piracicaba | Rio Claro | Mogi Guaçu | São Carlos

INSCRIÇÕES: em breve mais informações de novas matrículas!