Incentivar as crianças a fazer atividade física regularmente é apenas o primeiro passo para uma vida mais ativa e saudável
Por: Rita Lopes | Professora de Atividades Esportivas do SESI-SP
08/10/202008:11- atualizado às 08:11 em 08/10/2020
A atividade física na infância trabalha aspectos físicos e psicológicos. Ganhos em aspecto físico como, uma melhor capacidade cardiorrespiratório, flexibilidade, coordenação motora, força, equilíbrio e a composição corporal.
Levamos também em consideração o aumento equilíbrio emocional, a socialização, o desempenho cognitivo, auto estima, a disciplina no âmbito escolar e familiar, noção de competitividade saudável, aprender e entender melhor regras e instruções, trabalho em equipe, além de um estilo de vida mais saudável.
Atualmente o sedentarismo infantil vem acometendo muitas famílias. Mundialmente é um fenômeno considerado cultural, biológico, social, atingindo 59% das crianças no mundo. Algumas brincadeiras sedentárias podem estar ganhando este “jogo”, por experiências ruins ou negativas durante uma atividade física ou até mesmo por falta de habilidades.
Como fugir do sedentarismo infantil? Mantendo um ambiente favorável a produção de uma vida saudável e ativa.
O apoio e engajamento familiar torna a prática mais fácil e prazerosa para a criança, proporcionando mais experiências positivas na atividade física, seja ela por meio de jogos e brincadeiras ou até mesmo o início a prática esportiva. Que tal usar a criatividade para estimular as crianças a praticarem exercício?!